Piso de madeira na cozinha

“Piso de madeira na cozinha? Como assim?”. Essa é a reação da maioria das pessoas quando se deparam com esse conceito de decoração diferente e elegante. Tradicionalmente, o piso de madeira é reservado para as áreas sociais clássicas, como a sala de estar, quartos e escritórios.

A cozinha precisa ser um local limpo, acessível e organizado e ninguém pensa em colocar um piso de madeira lá porque o senso comum diz que as folhas de madeira sofrem com a umidade, dão muito trabalho e não são higiênicas. Mas isso não é verdade. O piso de madeira na cozinha é um conceito amplamente utilizado no exterior.

Esse tipo de piso na cozinha proporciona um charme e elegância que só a madeira pode fornecer. Ainda é especialmente útil em ambientes integrados, como a cozinha americana ou a cozinha gourmet. Entretanto, alguns cuidados são realmente necessários para manter a beleza do piso de madeira ao longo dos anos.

Uma das dicas é dar preferência aos pisos de madeira de tons escuros, que mancham menos e não aparentam tanto as marcas de uso contínuo. O acabamento com resina especial para pisos de alto tráfego também é essencial para a preservação do aspecto natural da madeira.

Se você ainda está com o pé atrás com o piso de madeira clássico na cozinha, uma boa saída é fazer um recuo de piso fio ou de ladrilhos nas áreas mais sujeitas a respingos de água e gordura, como na frente do fogão ou em volta da bancada da pia.

Os pisos de madeira vão bem com quase todo tipo de decoração. Os tons mais escuros casam bem com os móveis claros da cozinha. E vocês? Colocariam piso de madeira na cozinha?

Fonte: Revista Mobly